quarta-feira, 16 de novembro de 2016

PREPARANDO PARA IDA AO USHUAIA.....



 
 
Então, dando sequencia a minha preparação para ida para Ushuaia continuo me preparando fisicamente, mantendo uma dieta razoável que deverei intensificar lá pelo mês de janeiro. Agora, na preparação técnica já separei acessórios , ferramentas, dispositivos que deverão ser usados na viagem e com isto pronto , precisaria testar em uso, e então , primeiro avaliei a minha performance e interação com a moto , fazendo trechos em estrada de terra para perceber o tipo de dificuldade que encontrarei(ripio) e finamente fiz um bate e volta de 1013 km, em uma viagem com muita chuva, nevoeiro, trânsito, ou seja tudo de ruim que poderia esperar para um treinamento, onde inclusive bati meu record de distância percorrida em um dia, que era de 999,6 km quando voltava do Chile e que curiosamente só percebi que não teria percorrido 1000 quando conferi o gps, mas ai ,eu já estava longe da moto e pelo cansaço não animei a pelo menos abastecer a moto para fechar os famigerados 1000 km. Desta vez tudo indica que estou fazendo tudo certo, pois no “ the day after” estou preparado para repetir tudo de novo, mas tenho que ressaltar que tive uma ajuda de um acessório que recomendo para todos que forem fazer viagens longas, que é uma simples almofada de gel, que confesso, no inicio da viagem me incomodou um pouco, mas com o tempo de viagem, percebi que não vivo, mais sem ela. Agora, a moto vai para o “ estaleiro” para troca de óleo, pneu, pastilhas de freios e esperar ansioso a decisão dos companheiros se irão me acompanhar ounão.
 
Até breve e me acompanhem neste blog diariamente nos dias da viagem.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

OS SENRA NO ENDURO DA INDEPENDÊNCIA .....


Vamos dar uma pausa nas notícias sobre a preparação da expedição para Ushuaia, que já iniciamos os preparativos, físico, técnico e das motos, para falarmos um pouco sobre este grandioso evento motociclístico, brasileiro, quiça das Américas, onde mais uma vez a família Senra se faz presente com o piloto
Bernardo Senra  na sua KTM 250 devidamente preparados piloto e máquina para a prova que tem a duração de 4 dias com o primeiro dia da largada em Curvelo onde os centenas de pilotos chegaram no sábado dia 3 de setembro para iniciarem o seu primeiro dia da prova no dia 4.


1- PRIMEIRO DIA
No primeiro dia da prova foi aparentement estimulante chegando em 9º na categoria Junior, cujos pilotos entre os 7º e  o 9º estão com os mesmos pontos e a 1ponto  do 10º. Portanto a disputa deve continuar entres estes pilotos para subirem de posição que iniciaria novamente no dia seguinte com a largada as 9:59:00 do dia 5.

2- SEGUNDO DIA
 Nesta segunda etapa os pilotos tiveram que se  deslocar  por  cerca de 90 km, de Curvelo para Monjolos para iniciarem a largada, com o primeiro piloto master largando as 9:01:00. Um dia de prova tecnica com médias altas e poucos pontos perdidos dos pilotos, mostrando que todos se prepararam para estar  aqui. Nesta etapa o Bernardo ficou em 11º caindo duas posições mas ainda com chances de troféu. Já começou a dança das cadeiras e começa a delinear os melhores, mais aida cêdo para duvidar da capacidade de pilotos que tem chances de se destacar nas duas etapas que faltam. Pelo que parece o ENDURO DA INDEPENDÊNCIA  foi bem preparado, com provas tecnicas, necessitando muita atenção na planilha, dificuldades, o que deve acontecer no 3º dia na região de Presidente Juscelino,onde o terreno é rico em QUARTZO, que pode propiciar muita pedra , cascalhos, e porque não areias. O que me impede até de sugerir uma calibração ideal dos pneus, que poderia ajudar os pilotos.



Não poderia deixar de destacar este solitário fotógrafo, que é na menos que meu amigo JANJÃO, ex-piloto de enduro, campeão que corriamos juntos no norte de Minas, nos anos 90.






 DESTAQUES DO SEGUNDO DIA
 Vejam fotos do segundo dia da prova no link a seguir
http://www.motoraid.com.br/fotos-do-segundo-dia-de-enduro-da-independencia-2016/

3- TERCEIRO DIA

neste dia como já esperado foi de muita dificuldade e o alto nível doa pilotos, o Bernardo caiu mais uma posicção ficando no 12º no l esperando a ultima etapa sabendo que teria que conquistar no minimo duas  duas posiões para conquistar uma posição de destaque neste disputado Enduro

4- QUARTO DIA

Dia 7 de Setembro de 2016, os pilotos largaram para a 4ª e última etapa do 34º ENDURO DA INDEPENDÊNCIA! vários com a satisfação de simplesmente ter participado e outros com toda garra e técnica para buscar uma colocação e lembrança eterna neste seleto grupo de pilotos .
Então foi onde o Bernardo fez por merecer todo seu esforço e treinamento e buscou o 5º lugar nesta etapa final, buscando 3 posições terminando em 9º  no geral , levando um inédito trofeu na sua carreira.

PARABÉNS BERNARDO!
 
ATÉ 2017

quarta-feira, 27 de julho de 2016

USHUAIA, VAMOS LÁ......


 

Quase tudo pronto para o início de nossa grande aventura para chegar até ao Ushuaia, rodando quase 12000 km. Desta vez, a princípio, o grupo de pilotos serão : 

                                                         PILOTO 1 LUIZÃO 
                                
  
   desta vez pilotando uma GSA 1200 na 3ª  experiência em viagens internacionais, sendo que a 1ª para o Uruguai, em viagem solo, a 2ª cortando o Paraguai ,Argentina, Chile, e Uruguai  novamente. Desta vez acompanhado do Ze Claudio ,e agora iremos para mais uma aventura juntos .
 
                                                              PILOTO 2 ZÉ CLAUDIO

 

Pilotando sua GSA 1200 quase  zero , e me acompanhando na sua 2ª viagem internacional, cuja 1ª tivemos boas experiências de convivência, pilotagem, companheirismos paciência, etc, com todas estas afinidades ele estará sempre eleito a viajar comigo.
 
PILOTO 3 LEO COSENZA

 
Pilotando sua  BMW F 800 nos acompanhará na sua 1ª experiência em viagens internacional, que acredito ser capaz de nos acompanhar.


                                                             PILOTO 4 EDU


 
Pilotando sua  BMW TRIPLO BLACK 1200 , também nos acompanhará na sua 1ª experiência em viagens internacional, que acreditamos ser capaz de nos acompanhar.

Como toda vez, aproveitando minha experiência em viagens e minhas formalidades para organizar a expedição, foram produzidas planilhas, algumas vezes revisadas(8), contemplando rotas, percursos diários a ser rodados, dias de descanso, custos diversos, escolha de hotéis, etc. Começamos a nos preparar fisicamente, mentalmente, fazendo algumas reuniões regadas a vinho, para acertarmos os ponteiros para não haver dúvidas, com os tempos e movimentos previamente estabelecidos.
As motos deverão ser revisadas próximas a viagem ,e pneus novos deverão ser usados, pois deverão voltar lisos. Sabemos que desta vez a aventura deverá ser mais prazerosa, ou diria, mais arrojada, pois esperamos passar algumas dificuldades, diferentes das que estamos acostumados, tais como: as baixas temperaturas da Patagônia, ventos laterais que nos fará ter mais atenção, estradas de ripio, que nos exigirá um pouco de treinamento em estradas cascalhadas, para não  sermos tão surpreendidos.
Os equipamentos, e  a documentação já deverão ser revistos para não termos problemas em passar pelas fronteiras.
Esperamos que esta aventura seja impar e manterei todos informados, se possível diariamente, fazendo um diário de bordo mostrando fotos, relatando os prazeres e as dificuldades de cada dia.
Partiremos dia 25 de fevereiro de 2017ainda pela madrugada, e já saindo do país ,4 dias depois quando chegarei pela primeira vez  nesta expedição ,em Buenos Aires onde faremos uma  pausa de 1 dias , comendo um belo bife de Chorizo , tomando um vinho produzido nos Andes.
Já no quinto dia, deverá começar a rotina pesada já rodando mais de 1000 km , talvez o percurso mais longo de toda a viagem  e que  acredito apertar a cada dia, até o 6º  dia de viagem onde esperamos chegar a Puerto Madryn onde faremos uma pausa de 2 dias  e seguindo no 11º  dia em direção ao em Ushuaia, quando descansaremos  4 dias e iniciaremos o regresso para casa,  voltando a parar em Buenos Aires , e desta vez  acompanhado de nossas esposa, que sem o apoio delas não completaríamos  a aventura, devendo chegar no dia 23 de março.

Novas informações serão publicada daqui alguns meses para informar-lhes sobre o andamento dos preparativos e sobre os pilotos.
 
Aguardem novas noticias, sempre!

Abraços



domingo, 5 de junho de 2016

BIG TRAIL... VOCÊ NÃO PODEM PERDER!


Atenção Pilotos Big Trail. Preparem-se para um evento único no dia 17/07 na Praça 4 elementos - Nova Lima - MG.

Evento integrando várias modalidades do mundo duas rodas. Em paralelo estarão acontecendo: 

- Campeonato Mineiro de Enduro de Regularidade Válido também pelo copa TCMG e copa Pro Moto

- Campeonato Brasileiro de Moto Trial

- Mountain Bike

- Apresentação de BMX Freestyle

- Corrida de aventura e muito mais

Tudo isso em um ambiente agradável para sua família com festival de Cerveja Artesanal, Food Trucks, Espaço Kids, Área pra Patins e Muito Mais.

Teremos um sorteio de Brindes dos apoiadores exclusivo para participantes Big Trail.

As motos Big Trail devem ficar alinhadas na reta de largada das 09:20 as 10:30 quando acontecerá a largada das Big Trail rumo a um passeio de aproximadamente 4 horas com neutro principal junto ao neutro do enduro de Regularidade onde será possível assistir a passagem do Enduro. 
 
Qualquer dúvida estou a disposição.( tel./whatsapp  dos contatos acima)

 

Grande Abraço e espero todos lá.

domingo, 24 de abril de 2016

PASSEIO PELA ESTRADA REAL




Uma bela manhã de domingo,  é um bom dia para tirar sua big trail limpinha da garagem, colocar um pouco de gasolina, desligar o controle de tração e  desfrutar da tecnologia do seu  brinquedinho a seu favor, para um passeio off-road. Saindo de  Baracena , passando por Ibertioga,com alguns km rodados, já achará uma estrada de Terra com bom traçado e tomando alguns cuidados, com muita area fofa no caminho, mas nada que uma levantadinha da moto e cuidando da sua frente, poderia te atrapalhar,para chegar em Piedade do Rio Grande, onde então, infelizmente pega-se o asfalto novamente, lembrando o tédio de novo, de passeios em estradas asfaltadas. Quem é trilheiro ou já foi, sabe o que digo.Este trajeto,  chega em SãoVicente de Minas,obviamente, tomando a estrada lateral( terra) para não ter que passar dentro da cidade e ir em direção a Minduri, onde chegando lá , aí então, peguei a ESTRADA REAL  até Cruzilia,queijaria   na entrada da cidade, degustar e comprar queijos de qualidade internacionais, cujos sabores só seriam encontrados na Suiça ou França. Então, como ninguem é de ferro, e após alguns minutos de descanso, comendo queijos e tomando um cafezinho, continuei meu passeio de volta, só que desta vez, após 23 km de estrada de terra, peguei a esquerda, em direção a Carrancas, cidade turistica Mineira, com muitas atrações, principalmente passeis nas serras próximas e varias cachoeiras espetaculares, que inclusive foram por várias vezes  cenários de novelas, Além de ter  pousadas e barzinhos aconchegantes que fazem com que você pense em voltar sempre. No caminho de ida, varias paradas para fotografar as exuberantes montanhas, e ao longe se viam algumas das cachoeiras. Daí para frente, voltei para o asfalto novamente, mas não desanimei logo de cara, pois o trajeto até chegar em Itutinga é espetacular, com alguma sinuosidade, e com mirantes para apreciar o BELO HORIZONTE que as montanhas mineiras nos propiciam. Em chegando a Itutinga ,continua-se pela BR de volta a Barbacena, perfazendo um total de 380 km que valem a pena ser repetido, ou feito por que possuem equipamentos do tipo Big-Trail, com apenas alguns treinos em andar em estrada de terra pode ser feito só, ou caso queira treinar, estas estradas são otimas para tal. pelas belas montanhas e paisagens, tipicas de Minas Gerais, Passado por fazendas centenárias , sentido o cheiro tipico das fazendas Mineiras, e um pouco de poeira também.É impossivel não parar, para tirar fotos de paisagens que só nós Mineiros temos. Chegando lá em Cruzília, que seria o nosso ponto de retorno, é impossivel não parar na












 
 
 
 
APROVEITEM SUAS BIG TRAIL PELO QUE ELAS FORAM FABRICADAS!
SÓ ASFALTO ENTEDIA!

quarta-feira, 30 de março de 2016

GUIA PARA VIAGENS DE LONGAS DISTÂNCIAS





GUIA PARA VIAGENS DE LONGAS DISTÂNCIAS

Para pilotos “ de primeira viagem”, e outros que já foram e tiveram um problema ou outro, poderão utilizar minha experiência em viagens de longa distância onde , tentarei organizar algumas ideias e peculiaridades que se seguido o guia, na ordem que se segue poderão ter um aproveitamento acima do esperado nas suas próximas férias.

Entende-se que viagem de longas distâncias são aquelas com percursos maiores ou iguais a 2000 km, ou em torno disto.

Guia:

1-ESCOLHA DA VIAGEM;

A primeira missão é a fácil. Você deve escolher um local onde tenha atrativos  conhecidos e já relatados por outros pilotos  como sendo uma viagem agradável e sem surpresas. Diferentemente do  que muitos pensam , nossa aventura  deve ser bem programada, pois passaremos muitas horas com nossas maquinas e passando por lugares , provavelmente nunca antes passados por nós, de moto.

2-TRAÇAR ROTEIROS;

Já tendo escolhido onde quer ir, procure um aplicativo que contenha um mapa, o google map, por exemplo, e escolha a rota que melhor lhe atrair, ou seja mais segura ou passe por lugares atraentes.  Neste momento seria interessante verificar a quilometragem  ser rodada, tanto de ida quanto na volta. Em seguida verifique com cautela, todas as cidades por onde passará e anote. Isto lhe ajudará numa etapa seguinte a execução de outras etapas que virão a seguir. Feito isto, já pode iniciar uma planilha contendo um resumo de toda a sua viagem, agora iniciada, pelas distâncias que quer rodar por dia, ou tempo de pilotagem, lugar onde quer pernoitar,etc

3- ORÇAMENTO;

Já com os dados acima, e sua planilha já iniciada, agora dá para incluir uma coluna com o custo que terá, com hospedagens, combustível, alimentação, pedágios  e outros. Com as estimativas de custo já incluída na planilha,  você já pode providenciar as moedas que deverá estar em mãos. Sugiro que sejam divididas frações conforme gastos no Brasil e fora dele, para o caso de viagens internacionais. Neste caso o interessante é levar um pouco de reais para seu custo no Brasil, obviamente, Dolares que podem ser trocados em qualquer país e se possível leve um pouco da moeda do destino final, sendo que o mais interessante seria a compra no país destino, sempre acompanhado de um cartão de crédito internacional válido e sabido de  que sua operadora é confiável.

4-  ESTUDO DA GEOGRAFIA, CLIMA, HÁBITOS, LEIS E RODOVIAS LOCAIS;

Já sabendo as distâncias que irá percorrer, as cidades que vai passar etc, convêm ler sobre as legalidades da cidade, tais como regras especificas, o clima da época para poder programar suas roupas de estadia, quando chegar para descansar e passear. Procure saber sobre o tipo de rodovia, levando em consideração, buracos, ventos curvas e tráfegos.

5- AGRUPAMENTO DE PARCEIROS;

Feito a programação de sua viagem com detalhes, caso prefira andar em turma, escolha os pilotos que irão te acompanhar, de preferência com motos de mesmas características, pilotagens semelhantes e até uma afinidade mais próxima. Não se esqueça de que poderão passar muitos dias juntos fazendo a mesma coisa. Muitos briefing devem ser feitos antes da viagem para que tempos e movimentos sejam ajustados.

6-PREPARAÇÃO DO PILOTO;

Seis meses antes da viagem, inicie uma rotina de preparo físico , caso não tenha este costume, que podem ser com caminhadas longas, alimentação leve para perda de peso, ginásticas para os braços, pernas e joelhos. Eu recomendo.

7- PREPARAÇÃO DA MOTO;

Dois meses antes da viagem, confira itens básicos de sua moto, como óleo novo, pneus novos, freios e toda parte elétrica, incluindo a bateria. Separe algumas ferramentas básicas, mesmo não sendo mecânico e se possível leve um kit de reparos para pneus.

8-PREPARAÇÃO DE DOCUMENTOS;

Se for sair do país, verifique se existe alguma restrição quanto ao seu passaporte, como exigência de visto, por exemplo. Quanto a restrições sobre sua moto, quanto a vacinas que deve tomar. Seguros obrigatórios para entrada no país, seguro de sua moto e se quiserem seguro de vida.

9- BAGAGENS E VESTUARIO;

Prepare sua bagagem com roupas adequadas não só ao local de destino mas os de passagens , pois, dependendo de onde escolherão poderão ocorrer mudanças bruscas de temperatura. Leve o mínimo suficiente para caber nos seus baús com uma reserva para compras de algumas lembrancinhas dos locais por onde passar. Meias e cuecas confortáveis devem estar a disposição para o uso de uma por dia , pois poderão pegar chuvas e pés molhados ninguém merece. Duas calças para viagens seriam mais que suficiente. Há alguns que se dão muito bem com apenas uma. leve um conjunto de chuvas .e se couber uma bota reserva.

10-HOSPEDAGENS;

Já determinado lá na etapa 2, deixe reservado os hotéis por onde passará, diferenciando sempre por níveis em função do local e tempo da estadia. Se for uma parada de curto tempo, ou seja ,chegada bem a tarde e saída bem cedo, e o local não for atrativo( já verificado na etapa 4)escolha um hotel mais barato desde que confortável.

11-NAVEGAÇÃO;

                11.1 GPS

Esta etapa é fundamental e uma das mais importantes da viagem, pois sua preparação deve ser discutida minuciosamente com seu(s) parceiro(s) pois o efeito de um desacordo, desatenção ou mudança de planos instantâneos , podem atrasar a viagem. O(s) Piloto(s) deve usar um GPS contendo um mapa válido dos locais que irão passar. Seria importante ressaltar que GPS de qualquer marca são seguidores dos mesmos satélites, portanto não acredito  em erros, mas sim de mapas desatualizados. Sugiro então a acreditação fiel das informações de seus equipamentos.

                11.2 PILOTAGEM

Em caso de viagens com múltiplos pilotos, uma distância máxima deve ser mantida, entre eles, que podem de 2 km máximo, qu seria suficiente para o piloto da frente  localizar seu parceiro imediatamente atrás, pelo espelho. Caso, por algum motivo se perca de vista o piloto imediatamente atrás , uma espera de no máximo 5 minutos deve ser respeitada para a aproximação. Caso isto não ocorra o piloto da frente deverá se comunicar por algum meio ou retornar imediatamente até localizar seu parceiro. Uma outra atitude , mais individualista, poderá ser acertada nos briefings diários, que os pilotos poderão se deslocar livremente com a tolerância de chegada no hotel destino no máximo 30 minutos após o primeiro. Fica escolha par ser acertado antes de cada deslocamento( noite anterior)

                11.3 PARADAS

Devem ser consideradas as autonomias das motos participantes, e que todas paradas sejam feitas simultâneas, sendo que uma parada poderia ser feita nos primeiros 250 km para abastecimento de todas as motos e uma parada de 5 minutos para esticar as pernas, uma segunda parada devem ser feitas nos próximos 250 km, para abastecimento e um descanso de alguns minutos a mais para a alimentação, repetindo-se paradas a cada 250 km , mas com o limite máximo diário de 1000 km sendo ideal 600-700 km por dia.

12-HORÁRIOS;

 Uma questão polêmica seriam as escolhas de horários de inicio de deslocamento, que devem ser seguidos  rigorosamente  a risca sem margem de tolerância, como por exemplo uma viagem de 20 dias com “atrasos” de 5 minutos por dia, no final , foram perdidos 3 horas e vite minutos de compromissos mútuos. Esta questão comum, pelo menos entre Brasileiros, pode ser resolvidos, de uma forma um pouco mais radical, que acredito satisfatória , pelo menos para a parte correta, que seria a saída na hora correta e aguardando seu parceiro na primeira parada, caso ele não o alcance, Desta forma sua adrenalina será consumida e o stress apagado.

13-PASSEIOS;

Chegando ao seu destino  final, marque seus passeios nos locais  já previamente estudado nos itens 2 e 4 ....

DIVIRTA-SE.. DÊ UM ABRAÇO NO SEU COMPANHEIRO OU LIGUE PARA CASA.... E  FELIZ REGRESSO.

                                                                                                                                                             LUIZÃO