domingo, 8 de março de 2020

BARBACENA - MACHU-PICHU-ATACAMA -ETAPA 3(PERU)



DIAS:25/02 a 7/3 2020
PERCURSO: LA PAZ BOLIVIA  A ARICA CHILE
KM RODADOS:1655 km

                                                                     PREVISTO


                                                                         REALIZADO
LA PAZ- PUNO






Comecei dia 25/2 a etapa Peruana, tudo tranquilo com estrada bem razoável, nos 265 km de distância entre  La paz e Puno , onde literalmente iria iniciar minhas férias, me instalando na ilha de  UROS, Uma espetacular família, onde a Adelia, me tratou como filho me dando vida boa, nos dois dias  que fiquei na ilha até dia 28/2 .

PUNO- CUSCO












Uma tocada também tranquila de 380 km  até Cusco para continuar minhas férias até dia 6 onde continuarei minha viagem, Não fosse o perrengue do transito de Cusco, quase igual o da Bolivia, quando um motorista no sinal, na chegada da cidade, me jogou no chão numa fechada, mas não perdendo o humor, continuei para chegar ao hotel e começar a tomar Pisco Sur.

CUSCO -AREQUIPA
 Já começando a  etapa de retorno. De volta a estrada, no dia 6/3 depois de curtir com minha esposa, Machu pichu, a cultura inca de Cusco e as comidas boas de Lima, sai de avião de lima as 7 da matina, onde minha esposa saiu para o Brasil eu voltei a Cusco para buscar a menina. De roupa trocada, sai as 10:00 hs morto de saudade da “bichinha” mas tenho matado um Leão por dia. Há uns 30 km de Cusco em direção a Arequipa, meu pneu deu sinal de esvaziamento após ter passado por um ripio para curtir. Parei num posto e o bico não cabia. Aí liguei meu compressor e cheguei a 29 libras, não era tanto, mas tentaria chegar mais a frete como fiz, e coloquei 47 libras, andei uns 3 km e começou a cair a pressão até esvaziar por completo. Estava pronta a festa, mas como sou precavido tinha o kit de conserto (compressor, “as linguicinhas “ e ferramenta) então por sorte achei um pregão , preso na moto e perto dele conferi o pneu, e estava lá na lateral , então fiz o reparo, mas..... que falou que o compressor funcionou. Passou um carro que acompanhava uns ciclistas que iriam até o Chile e me disse que a 50mm atrás tinha um cara com compressor. Imaginem empurrar uma GS cheia de bau por 500 m, quase morri e meu camel back sem uma gota d’água. Lá o cara colocou 68 lb sem controle e me deu um litro de água por 2soles. Esvaziei um pouco para checar e tudo ok. daí para frente achei que era só alegria, depois de 1:30 perdida. Comecei a subir de novo e a 4200 m já a noite me deparei com imenso lago. Ops, o lago mais alto no mundo não era o Titicaca a 3800 m? Pois é! e bonito, mas continuei subindo até vir o perrengue do dia ou melhor da noite. A 4800 m de altura, chuva com raios e temperatura que chegou a 1,5° C , onde o painel da GS nem acreditava, piscava, pista com gelo paisagem congelada, que era possível ver a noite. Chegando em Arequipa as 21:00 hs, me espantei com o tamanho da cidade (1000k de habitantes) mas  o transito é Peruano que devo sair dele amanhã.

AREQUIPA- ARICA(CHILE)


DIA 7/3/20 .  Parece que a viagem começou hoje, sem perrengue para fazer os 420 km na belíssima paisagem da cordilheira do Andes que não me resta nada a fazer senão editar um filme para que apreciem.
CHICHI LELELE VIVA CHILEEEEE!